Hemocentros do Brasil se unem em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue

Hemocentros do Brasil se unem em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue

Campanha “Somos todos do mesmo sangue” é inédita no país

O Hemocentro de Ribeirão Preto e os hemocentros de todo país se unem, a partir de segunda (23), para a realização da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, em homenagem o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.

A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Munique Santos e José Antonio Costa organizam os doadores nas cidades há mais de 15 anos

Durante a campanha, o monumento ao Cristo Redentor, pela primeira vez na sua história, vai representar uma grande bolsa de sangue, sendo iluminado na cor vermelha progressivamente nos dias 23, 24 e 25 de novembro, sempre das 19h às 20h. 

“O objetivo dessa iluminação especial é reconhecer a importância daqueles que já são doadores de sangue, por seu gesto de generosidade, e incentivar aqueles que ainda não se tornaram doadores a darem esse passo, para que haja o constante abastecimento dos bancos de sangue. Doar sangue é doar vida!”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor,  Padre Omar. 

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

“Ver os hemocentros unidos em celebração a um dia tão especial tem um significado muito importante. Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade. Só é possível salvar vidas juntos, por isso, faça sua parte e vá ao Hemocentro. Todas as regras para doação podem ser vistas em nossas redes sociais ou pelo telefone 0800-979.6049, explica a gerente de captação do Hemocentro, Miriam Castanheira.

Grupo com 20 doadores de Pradópolis

Domingo – Mais de 100 doadores foram até o Hemocentro (Campus USP) para realizar a doação de sangue. Duas cidades da região (Pradópolis e  Pitangueiras) enviaram mais de 50 doadores. A Instituição tem dois endereços em Ribeirão Preto: Campus USP e rua Quintino Bocaiúva, 470.

Estoque – Se você tem os tipos sanguíneos A NEGATIVO, O NEGATIVO E O POSITIVO vá até o Hemocentro e faça sua doação. Os três estão com estoque abaixo da linha de segurança para atender os hospitais de Ribeirão Preto e região.   

Cristo Redentor – Iluminação progressiva do Cristo Redentor na cor vermelha, representando uma grande bolsa de sangue sendo preenchida

Datas: 23, 24 e 25 de novembro

Horário: A partir das 19h

Sobre o Autor

Hemocentro administrator