Pacientes

Dedicação a mais de 5 milhões de pessoas

A Assistência é constituída por uma área de atendimento direto ao público e vários setores e laboratórios que dão suporte aos processos internos e externos. São realizados procedimentos de recrutamento e triagem clínica de doadores de sangue, coleta de sangue total e de hemocomponentes por aférese, processamento, modificação, armazenamento e distribuição de hemocomponentes, além de transfusões ambulatoriais, consultas médicas e procedimentos terapêuticos.Mapat

A Instituição realiza testes pré-transfusionais para transfusões internas e fornece suporte técnico transfusional, incluindo realização de provas sorológicas e moleculares pré-transfusionais para outros serviços. Promove cadastro de doadores de medula óssea e alimenta o banco do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

O Hemocentro RP conta com ambulatórios que prestam atendimento multidisciplinar a pacientes com doenças hematológicas. O Ambulatório de Anemias destaca-se no diagnóstico, tratamento e seguimento de portadores de anemias hereditárias, a exemplo da Doença Falciforme e da Talassemia.

O Ambulatório de Hemostasia realiza atendimentos focados no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas portadoras de coagulopatias hereditárias, cumprindo todos os programas terapêuticos disponibilizados pelo Ministério da Saúde (profilaxia primária, secundária e terciária, imunotolerância e tratamento sob demanda). Os serviços incluem pacientes com outros distúrbios da hemostasia, como coagulopatias adquiridas, trombofilia e/ou trombose.

São destaques também, o Ambulatório de Doadores Inaptos, o Ambulatório de Transplante Autólogo de Medula Óssea, com atenção às pessoas que serão ou foram submetidas a essa modalidade de transplante, e o Ambulatório para atendimento de pacientes com Falência Medular.

Quando necessárias, as sangrias terapêuticas para tratamento de patologias hematológicas e não hematológicas são realizadas em pacientes do HCFMRP-USP ou provenientes de outros serviços

Estrutura completa e eficiente

maoO setor de Aférese oferece coletas específicas de hemocomponentes e de células progenitoras hematopoéticas de sangue periférico. Realiza aférese terapêutica ambulatorial e em pacientes internados no HCFMRP-USP para tratar doenças hematológicas, neurológicas, autoimunes, entre outras.

Os Núcleos e Unidades de Hemoterapia do Hemocentro RP desempenham importante papel em suas respectivas microrregiões, atuando com a mesma excelência nos procedimentos e atendimento à população, provendo hemocomponentes, suporte transfusional e atendimento a pacientes.

As Agências Transfusionais armazenam hemocomponentes recebidos do Hemocentro e suas unidades, compatibilizam e realizam transfusões nos hospitais em que atuam.

 

As doenças hematológicas são divididas em três grupos:

Anemias
– hemolíticas
– aplásticas
– megaloblásticas
Alterações da coagulação
– púrpuras
– hemofilias
– doença de von Willebrand
– outras alterações da coagulação
Doenças proliferativas e infiltrativas
– leucemias agudas e crônicas
– linfomas
– mielodisplasias
– mieloma múltiplo
– síndromes mieloproliferativas
– doença de Gaucher
– doença de Niemann-Pick

 

Compartilhe: