Até dia 30, o Hemocentro vive o Junho Vermelho

Até dia 30, o Hemocentro vive o Junho Vermelho

A doação de sangue é fundamental para salvar vidas. Para lembrar este ato nobre foi criado o Junho Vermelho. Neste mês, até o próximo da 30, os hemocentros promovem campanhas para estimular as doações que normalmente caem neste período. Ainda mais agora, com a pandemia do coronavírus.

Diariamente muitas pessoas sofrem acidentes, estão internadas ou fazem tratamentos por diferentes doenças e necessitam de transfusões sanguíneas. Em muitas situações ele é imprescindível, não podendo ser substituído por outro produto. É um produto que não pode ser comprado e, portanto, depende da solidariedade das pessoas

Além disso, o sangue humano tem tipos diferentes e os hemocomponentes têm validade definida, sendo que num dia podemos tê-los e no outro, não. É um produto que não pode ser comprado e, portanto, depende da solidariedade das pessoas.

O volume líquido doado é recuperado em cerca de um dia. Os glóbulos vermelhos se recuperam de 2 a 4 semanas após a doação. Os estoques de ferro em cerca de 60 dias nos homens e de 90 dias nas mulheres em idade fértil. Por isso, homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses.

Validade

A validade dos hemocomponentes varia: concentrado de hemácias: 35 ou 42 dias; concentrado de plaquetas: 5 dias; plasma fresco congelado e crioprecipitado: 12 a 24 meses, a depender da temperatura de armazenamento.

Doar sangue é seguro

Não existe nenhum risco de contrair uma doença infecciosa durante a doação. Todo material utilizado é descartável.

Reforço para segurança

O Hemocentro RP criou protocolos de segurança para que os doadores possam ir aos seus núcleos e unidades: o agendamento de doação, o distanciamento entre as cadeiras e a aferição da temperatura do doador ao chegar e se estiver além do normal é encaminhado para os serviços médicos.

Importante

Não é necessário estar em jejum para doação de sangue. É necessário ter mais de 18 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde.

Locais de doação

Em Ribeirão Preto, a doação pode ser realizada em dois endereços: no Hemocentro, no campus da USP, e no Posto de Coleta, na rua Quintino Bocaiuva, 470.

Horários

Campus
De segunda a sexta-feira das 7h às 13h.
Sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30.

Posto de Coleta
De segunda a sábado das 7h às 12h30

Confira aqui os horários de todas as unidades

Compartilhe:

Sobre o Autor

Hemocentro administrator