Assistência, Ensino e Pesquisa a serviço da vida

O Hemocentro de Ribeirão Preto é um dos mais importantes centros de hemoterapia e hematologia do país. A Fundação foi criada em 1990 para atuar como referência nacional em assistência, ensino e pesquisa.

A qualidade dos serviços oferecidos são atestados pela Fundação Vanzolini, desde 1999, e pela American Association of Blood Banks, desde 2003.

Na área assistencial, o Hemocentro RP é responsável por coletar, processar e distribuir sangue, hemocomponentes e hemoderivados, para 1/3 do Estado de São Paulo com mais de 249 municípios, onde moram mais de 7 milhões de habitantes, além de atender, para diagnóstico e tratamento, pacientes com patologias hematológicas ou relacionadas.

Sua sede, seus núcleos e unidades estão em Ribeirão Preto, Franca, Araçatuba, Presidente Prudente, Fernandópolis, Taubaté, Batatais, Olímpia e Bebedouro. Além disso, atende cerca de 130 serviços de saúde e possui quatro agências transfusionais (três em Ribeirão Preto e uma em Jales).

No ensino, a Instituição desenvolve programas educacionais que recebem estudantes do nível fundamental até o pós-doutorado.

A Fundação atua em várias linhas de pesquisa. Em especial as que envolvem o estudo de células-tronco e suas aplicações no tratamento de doenças.

O Hemocentro RP é ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.