Antes de doar

Orientações preliminares ao doador de sangue

Antes da doação você deverá passar por um processo de triagem que consiste em alguns exames e uma entrevista. Se você estiver com algum problema de saúde ou apresentando sintomas como perda de peso, manchas na pele, caroços pelo corpo ou ínguas, feridas na boca, diarréia ou febre, não doe sangue e procure um médico.
Se o motivo que o levou a procurar nosso serviço para doar sangue é fazer exames e saber seus resultados, avise o profissional da entrevista. Você não deve doar sangue para isto. Basta procurar pelo CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento mais próximo. Em Ribeirão Preto existem 3 unidades:
– CTA Dr. José Roberto Campi. Rua Abílio Sampaio nº 637, esquina com a Rua Rangel Pestana. Telefone (16) 3914-1511 ou 3914-1512.
– CTA Alexander Fleming. Rua Antonio Augusto de Carvalho, 672. Telefone (16) 3974-8822.
– CTA Castelo Branco. Rua Dom Luis do Amaral Mousinho, 3300. Telefone (16) 3627-8488.
Caso você não more em Ribeirão Preto e quer saber o endereço do CTA mais próximo de sua cidade, clique aqui.
Se você for considerado apto para doar serão colhidos cerca de 450 ml do seu sangue. Para isto teremos que limpar seu braço com iodo. Se você for alérgico a este produto, por favor avise. Existe também doação por aférese. Informe-se.
Além da bolsa de doação serão colhidas amostras de sangue para exames.
O material utilizado para coleta é estéril e descartável e sendo assim não existe risco nenhum de contrair doenças infecciosas na doação.
Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente.
Existem, no entanto, doenças que podem ser transmitidas pelo sangue a quem for recebê-los, para os quais não são feitos exames.
Mesmo para os exames que são realizados, existe uma pequena chance de dar resultados falsos, por isso é muito importante ser SINCERO na entrevista. Ela pode evitar que você transmita alguma doença através do seu sangue no caso de seus exames darem resultado negativo e você já ter uma infecção, porque os exames não podem detectar algumas doenças por um período, logo após a pessoa adquiri-las.
Também pode haver situações onde os exames não poderão ser realizados por inadequação das amostras.
Geralmente os doadores não apresentam problemas durante a doação, mas algumas pessoas podem sentir-se mal. Neste caso, diante de qualquer anormalidade avise o profissional que o está atendendo que ele interromperá imediatamente a coleta e procederá todos os cuidados necessários para sua pronta recuperação.
Apesar de todos os cuidados alguns doadores podem sentir tonturas durante o dia da doação e há o risco de aparecer hematomas e dor no local da punção.
Se tiver interesse, depois da realização dos exames você terá acesso aos resultados.
Caso seja encontrado alguma anormalidade você será chamado para confirmação de exames e receberá orientação do médico de nosso serviço.
Os resultados positivos para AIDS, Hepatite B e C, HTLV I e II, Sífilis e Chagas serão informados à Vigilância Epidemiológica.
Você também poderá ser chamado se o paciente que receber o seu sangue apresentar algum problema.
Você tem o direito de desistir da doação caso não se sinta seguro e não deve doar se considerar que seu sangue pode causar algum problema para quem for recebê-lo.

Esclareça todas as suas dúvidas durante a entrevista!