Ensino

O ensino é um dos pilares do Hemocentro RP que desde sua criação difunde o conhecimento das boas práticas no ciclo do sangue para profissionais que atuam na área de Hemoterapia e medicina transfusional.

Além de treinamentos e cursos ministrados a profissionais da área de saúde, foi criado um mestrado profissional em hemoterapia e biotecnologia, e um mestrado e doutorado acadêmicos em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular, ambos pelo departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo, aprovados pela CAPES.

Antes da criação desses dois programas de pós-graduação, alunos de mestrados, doutorados e pós-doutorados, vinculados à Universidade de São Paulo, já desenvolviam suas pesquisas orientadas e coordenadas por docentes e pesquisadores do Hemocentro.

Como atividade de extensão, o Hemocentro RP promove anualmente o Curso de Verão (desde 2000), o Curso de Medicina Transfusional (desde 2004) e o de Hemoterapia Aplicada (desde 2007), dentre outros.

Em 2000 foi criada a Casa da Ciência, que oferece cursos e atividades educacionais dedicados a alunos e professores do ensino básico.

Assim, o Hemocentro RP atua na formação acadêmica e profissional e contribui para o processo educacional que envolve profissionais da área da Saúde, alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, graduandos e pós-graduandos.