Ensino

Construir, atualizar e difundir o conhecimento

A atualização e a troca de informações são os objetivos dos seminários, palestras, workshops e aulas realizadas nos dois anfiteatros e quatro salas do Hemocentro RP. Os encontros reúnem palestrantes nacionais e internacionais que buscam o aprimoramento dos profissionais das áreas médicas e biológicas. O conteúdo gravado fica acessível no canal da TV Hemocentro no YouTube.

aula

O ensino é um dos pilares do Hemocentro RP que desde sua criação difunde o conhecimento das boas práticas no ciclo do sangue para profissionais que atuam na área de Hemoterapia e Medicina Transfusional.

Além de treinamentos e cursos ministrados na área da saúde, foi criado um mestrado profissional em Hemoterapia e Biotecnologia, e um mestrado e doutorado acadêmicos em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular, ambos pelo departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo, aprovados pela CAPES.

Antes da criação desses dois programas de pós-graduação, alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, vinculados à USP, já desenvolviam suas pesquisas orientadas e coordenadas por docentes e pesquisadores do Hemocentro.

Como atividade de extensão, a Instituição promove anualmente o Curso de Verão (desde 2000), o Curso de Medicina Transfusional (desde 2004) e o de Hemoterapia Aplicada (desde 2007), dentre outros.

Em 2001 foi criada a Casa da Ciência, que oferece programas e atividades educacionais dedicados a alunos e professores do Ensino Básico.

Assim, o Hemocentro RP atua na formação acadêmica e profissional e contribui para o processo educacional que envolve profissionais da área da saúde, alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, graduandos e pós-graduandos.

Biblioteca e serviços

A Biblioteca disponibiliza os serviços de empréstimo de obras, auxílio em pesquisas bibliográficas, localização de artigos, entre outros. O acervo é composto por mais de 3000 títulos de livros, teses, CDs, DVDs, VHS e periódicos impressos e também on-line.

O Hemocentro RP oferece aos profissionais o curso de atualização em Hemoterapia em parceria com o CEFOR (Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS).

O treinamento constante de colaboradores e pesquisadores é um dos motivos que mantêm o centro entre os melhores do país. Além do treinamento interno, a instituição incentiva a especialização de mão de obra nos melhores centros de pesquisas nacionais e internacionais.

Compartilhe: