Casa da Ciência

casaA Casa da Ciência iniciou as atividades em 2001, como parte do projeto CTC (Centro de Terapia Celular), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiados pela FAPESP.

O programa educacional foi criado pela Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri e desenvolve atividades de ensino de ciências com objetivo de aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino. O programa segue uma linha educacional que conta com apoio de pesquisadores e pós-graduandos da Universidade de São Paulo e do Hemocentro RP.

Desde 2005, o programa “Adote um Cientista” oferece palestras, grupos de iniciação científica no “Pequeno Cientista”, oficinas de texto, experimentos, exposições e apresentação de resultados no “Mural”.

As palestras são ministradas por professores-pesquisadores e pós-graduandos. Já no Pequeno Cientista, participam grupos de alunos orientados por pós-graduandos, geralmente em duplas ou trios.

A Casa também tem como princípio promover o contato de jovens com pesquisadores no ambiente de pesquisa, fortalecer a Iniciação Científica, apoiar atividades em escolas com professores parceiros, instituir formas de registro do processo, avaliar e divulgar textos e demais materiais produzidos no site e redes sociais.

regoAproximar o jovem da cultura científica

O aprendizado da ciência deve ser também divertido. Eventos como “Férias com Ciência” ocorrem duas vezes ao ano. Nas oficinas de texto os alunos produzem fanzines, histórias em quadrinhos e roteiros de teatro a partir de seus cadernos de anotações, publicados no site da Casa da Ciência e nas redes sociais.

Produzir, avaliar e sempre difundir o conhecimento científico

A difusão engloba registros e avaliações das atividades por meio de textos, fotos e vídeos realizados pela equipe de biólogos, professores, jornalistas e especialistas em divulgação.

Nas atividades os alunos valorizam a pergunta ou hipótese, observação, registro, interpretação e articulação dos resultados, etapas importantes para construção da aprendizagem.

Site: www.casadaciencia.com.br

 

Compartilhe: