Hemoteca

Os videos aqui apresentados foram produzidos com recursos do Ministério da Saúde. A exibição, reprodução, cópia e divulgação são livres e gratuitas. Proibido editar ou modificar o conteúdo.

História da Hemoterapia no mundo
Foi no período paleolítico que o homem associou a importância do sangue à vida. O desenho de um bisão encontrado em uma parede na gruta de Altamira, na Espanha, e que sangrava até a morte, foi o ponto de partida.
Neste vídeo, você conhecerá a história da Hematologia no mundo.
A História da Hemoterapia no Brasil
A Hematologia no Brasil nasceu no final do século XIX. Entre 1892  a 1899 ganhou repercussão a tese sobre a Hematologia Tropical. Por essa tese, ficou demonstrado que não havia diferença entre o sangue de um europeu e de um brasileiro.
Este vídeo o leva a uma imersão no tempo e em uma viagem a parte de nossa própria história.
Perguntas e Respostas Sobre Doação de Sangue
Muitas vezes as pessoas deixam de doar sangue por falta de informação, ou mesmo, por uma série de dúvidas e até tabus. Por isso, nós do Hemocentro vamos esclarecer as principais questões sobre o assunto.
 
Assistir:
 
De onde surge o sangue?
Vamos agora iniciar uma viagem científica, tão fascinante como incrível, por dentro do corpo humano. Vamos em busca de uma resposta para uma interessante pergunta. De onde surge o sangue?
 
Assistir:
• Full Dome (somente para projeções do tipo full dome 360)
Circulação sanguínea
Prepare-se para aprender sobre um dos sistemas mais importantes do corpo humano: o sistema circulatório.
 
Assistir:
• Full Dome (somente para projeções do tipo full dome 360)
Caminho do sangue
Vamos mostrar o passo a passo da doação de sangue. Acompanhe todo o processo que envolve desde a chegada do doador ao posto de coleta até o destino do sangue doado por ele, o paciente.

 
Assistir:
 
 
   
Quem doa pra quem?
Somos mais de sete bilhões de humanos no planeta. Existem cerca de 30 sistemas de sangue diferentes. Vamos conhecer alguns?
 
Assistir:
 
 
 
Realização: Hemocentro RP
Apoio:
Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados
Sistema Único de Saúde
Ministério da Saúde.

 

 

Compartilhe: