Pesquisa, Educação e Difusão Científica

“Desenvolver pesquisas e tratamentos voltados à saúde da população”, este é o objetivo do Centro de Terapia Celular. Os resultados deste empenho e dedicação são estudos para a produção de terapias mais eficientes usando tecnologia brasileira. O CTC promove pesquisa de ponta em benefício do cidadão.

O CTC é formado por pesquisadores da USP e do Hemocentro RP que estão interessados na compreensão da biologia das células-tronco, bem como no desenvolvimento de novas técnicas para o tratamento de doenças.

Os pesquisadores foram responsáveis pela geração da primeira linhagem de células-tronco embrionárias no Brasil e produziram um dos primeiros clones bovinos e ovinos no país. A equipe também alcançou avanços no tratamento da hemofilia, com a produção inédita dos fatores responsáveis pela coagulação do sangue FVII, FVIII e FIX utilizando células humanas. O que resultou no registro de patentes e alternativas mais seguras e acessíveis aos pacientes.

Dentre os avanços conquistados nos últimos anos que ganharam as páginas da imprensa e revistas científicas, destacam-se: o desenvolvimento de uma plataforma de expansão de células T geneticamente modificadas para o tratamento de pacientes com leucemias e linfomas; a descoberta do início do processo de inativação do cromossomo X durante o desenvolvimento embrionário humano; os avanços no tratamento das escleroses sistêmica e múltipla; as novas perspectivas no combate a um dos tipos de tumores cerebrais cancerígenos mais agressivos, os astrocitomas; a inibição de células de melanoma em cultura; os estudos sobre os telômeros; e a formação de um banco de células com a genética da população brasileira.

O CTC desenvolve trabalhos nas áreas de Biologia Molecular e Celular, Hematologia e Química de Proteínas.

Equipe integrada em busca da excelência científica

A Instituição reúne mais de 150 homens e mulheres, entre pesquisadores principais, bolsistas e pós-graduandos, médicos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, veterinários e químicos trabalhando integrados para oferecer os melhores resultados para a sociedade.

Mídias Sociais

O CTC está presente nas redes sociais. Toda a produção audiovisual (entrevistas e eventos) pode ser vista no canal da TV Hemocentro, no YouTube.

Redes sociais do CTC:

Rolar para cima