II Colóquio Nutera

Terapia Celular: realidade no combate ao câncer e perspectivas no tratamento das doenças imunes
14 de abril, no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto, Rua Tenente Catão Roxo, 2501.

Inscrições encerradas

Hemocentro RP promove colóquio sobre os avanços na terapia celular e inaugura Cepix USP

O Hemocentro de Ribeirão Preto sedia, em 14 de abril, o II Colóquio do Núcleo de Terapia Avançada (Nutera) – “Terapia Celular: realidade no combate ao câncer e perspectivas no tratamento das doenças imunes”. O evento gratuito reúne renomados pesquisadores que irão apresentar e discutir novas abordagens, estudos e tratamentos na área.

O encontro será realizado no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro RP, com início às 8h. As inscrições estão encerradas!

A abertura será feita pelo diretor-presidente executivo da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, Prof. Dr. Rodrigo Calado, pelo diretor do Instituto Butantan, Prof. Dr. Esper Kallás e pelo diretor-presidente da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, Prof. Dr. Vanderson Rocha. O Nutera faz parte do maior e mais avançado programa de tratamento contra o câncer da América Latina.

A “fábrica de células” é responsável pela produção da terapia celular CAR-T utilizada no Estudo Clínico CARTHEDRALL, já em andamento. A iniciativa, financiada pelo Ministério da Saúde por meio do Programa para o Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (PROCIS), é conduzida pelo Hemocentro de Ribeirão Preto e Instituto Butantan, com o apoio da USP, FAPESP e CNPq. Serão atendidos 81 pacientes com leucemia linfoide aguda de células B (LLA) ou linfoma não-Hodgkin de células B refratários, em cinco hospitais do Estado de São Paulo.

A terapia utiliza células de defesa do organismo do próprio paciente oncológico para tratar o câncer de sangue. Entre as vantagens, estão a diminuição das sessões de quimioterapia e a maior chance de remissão total ou parcial da doença.

Inauguração Cepix USP

O dia também marca a inauguração do Centro de Terapia Celular (CTC-USP) como integrante dos Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (Cepix) da USP. A cerimônia contará com a presença do magnífico reitor da USP, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr., e do diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Prof. Dr. Jorge Elias Jr.

A criação dos Cepix visa fomentar a continuidade das atividades dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), financiados pela FAPESP, que estavam prestes a alcançar o prazo de término estabelecido pela Instituição.

Há 25 anos, o CTC-USP tem como missão desenvolver pesquisas e tratamentos voltados à saúde da população. Ao longo deste tempo, influentes cientistas, referências em suas áreas de atuação, demonstraram que é possível avançar e inovar na ciência brasileira, com impacto mundial. Na última década, o centro se destacou como o precursor na América Latina a produzir com sucesso as células CAR-T com tecnologia genuinamente nacional.

Rolar para cima