Hemocentro de Ribeirão Preto prorrogou para o dia 25/12, as inscrições para uma vaga de mestrado e outra de iniciação científica na área de bioinformática, ambas com bolsa da FAPESP. As oportunidades são oferecidas pelo projeto “Avaliação do impacto de vírus emergentes e reemergentes em hemoterapia e transplante de células-tronco por meio de técnicas moleculares avançadas”, conduzido pelo grupo de metagenômica do Hemocentro RP, sob a coordenação do Dr. Svetoslav Nanev Slavov.
O objetivo geral é avaliar a composição do viroma em vários grupos de pacientes com doenças e nos doadores de sangue. Assim, além de ter uma melhor visão sobre os agentes virais que infectam pacientes imunossuprimidos, a pesquisa busca alternativas para entender a epidemiologia molecular dos vírus infectantes e melhorar o manejo clínico desses patógenos.
O candidato à vaga de iniciação científica deve estar no último ano da graduação na área de ciências de computação, bioinformática ou áreas biológicas. Deve ter conhecimentos básicos de programação computacional e conhecimentos gerais de programação em linguagens como Python, R, Linux, entre outros. Experiência prévia com bancos de dados e conhecimentos básicos estatísticos são desejáveis.
Já a oportunidade de mestrado exige graduação em ciências biológicas, biomédicas, farmacêuticas ou correlacionadas e domínio básico de técnicas moleculares de sequenciamento, amplificação de ácidos nucleicos e trabalho em equipe. É desejável conhecimentos básicos na área de bioinformática e estatística básica.
Os interessados devem encaminhar carta de interesse, currículo Lattes atualizado e duas referências para o e-mail: svetoslav.slavov@hemocentro.fmrp.usp.br ou svetoslav.slavov@butantan.gov.br.
A bolsa de iniciação científica tem duração de 6 a 12 meses, a depender do desempenho do bolsista. Mais informações estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/ic. Os requisitos e benefícios da bolsa de mestrado da FAPESP estão disponíveis no site www.fapesp.br/bolsas/ms.