Seminário Online do CTC-USP aborda o transplante autólogo de células-tronco no tratamento de doenças autoimunes

O Centro de Terapia Celular (CTC-USP) promove o 7º Seminário Online no dia 14 de outubro, às 14h, no canal do YouTube da TV Hemocentro RP. O encontro, que será ministrado pela Profa. Dra. Maria Carolina de Oliveira, terá como tema: “Transplantes de células-tronco hematopoéticas para doenças autoimunes”.

Para acompanhar e interagir basta acessar o link: https://www.youtube.com/hemocentroribeirao. Não é necessário realizar inscrição prévia. Será emitido certificado aos participantes no dia do evento.

Nas doenças autoimunes, o sistema imunológico agride e destrói células e tecidos do próprio paciente. Os transplantes autólogos de células-tronco têm sido aplicados como tratamento para formas graves de enfermidades como a esclerose múltipla, a esclerose sistêmica e doenças inflamatórias intestinais.

O CTC-USP em parceria com o Hemocentro RP, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) são pioneiros no Brasil no estudo e aplicação clínica. O procedimento reinicia o sistema imunológico tornando-o menos autorreativo, deixando de agredir o paciente e contribuindo para o restabelecimento da qualidade de vida.

No seminário, a professora vai explicar como são realizados os transplantes, quais os principais desfechos clínicos, o que já se sabe sobre os mecanismos de ação e os desafios enfrentados no procedimento.

A palestrante é docente e vice-coordenadora do programa de pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada da FMRP-USP, pesquisadora do CTC-USP e desenvolve estudos na área de terapia celular para doenças autoimunes e inflamatórias.

Clique aqui e adicione a agenda de Seminários Online do CTC para não perder nossos eventos.