Estudo relacionado ao tratamento da esclerose sistêmica é premiado em renomado congresso brasileiro

A pesquisadora Maynara Santana Gonçalves, doutoranda do programa de Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular da FMRP-USP, recebeu o “Prêmio Júlio Voltarelli” como melhor trabalho em Terapia Celular e Pesquisa Básica, do “XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea”, no dia 19/08, em Curitiba.

A pesquisa “Aumento dos mecanismos de imunoregulação em pacientes com esclerose sistêmica submetidos a transplante autólogo de células-tronco hematopoéticas” foi orientada pela Prof. Dra. Maria Carolina de Oliveira e pela Profa. Dra. Kelen Malmegrim de Farias, pesquisadoras do Centro de Terapia Celular (CTC-USP) do Hemocentro RP.

O transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas é uma opção terapêutica para pacientes com esclerose sistêmica grave e progressiva. A doença é caracterizada por lesões microvasculares associadas a diferentes graus de fibrose da pele e dos órgãos internos. Os pacientes sofrem com problemas de falta de ar, dores pelo corpo, manchas e dificuldade de locomoção, levando muitos a deixarem seus trabalhos e o convívio familiar.

Os resultados do estudo premiado contribuem no entendimento da reposta terapêutica dos transplantados e no enfrentamento da doença. Assista ao vídeo e saiba mais!

Rolar para cima