Terapia com células-tronco do Hemocentro RP auxilia na cirurgia das irmãs siamesas

Parabéns a equipe de Neurocirurgia, coordenada pelo Prof. Dr. Hélio Rubens Machado, e a equipe de Cirurgia Plástica, liderada pelo Prof. Dr. Jayme Farina Junior, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCRP – USP), pela dedicação e trabalho na cirurgia de alta complexidade da separação das irmãs siamesas Allana e Mariah.

O Laboratório de Biologia Celular do Hemocentro de Ribeirão Preto/CTC-USP, coordenado pela Dra. Maristela Delgado Orellana, contribuiu com as células mesenquimais estromais (MSCs), colhidas da medula ósseas das gêmeas e expandidas in vitro (fora dos seres vivos). As células foram utilizadas na cranioplastia, procedimento de fechamento da calota craniana e da pele que recobre a cabeça de cada uma das meninas. Para isso, uma tecnologia de bio-osso (Bio-Oss Collagen) serviu como suporte para essas novas células.

As MSCs são células-tronco multipotentes que podem se diferenciar em diversos tipos celulares. Elas são capazes de migrar para o tecido danificado promovendo a integração, formação de novos vasos e uma resposta anti-inflamatória. Estas células são encontradas em diversos locais do nosso corpo, sendo a medula óssea a principal fonte.

Clique aqui e leia a reportagem do Jornal O Globo sobre o procedimento.

Rolar para cima