Tratamento de câncer no HC e Hemocentro: mais R$ 58 milhões e investimentos confirmados

O governo do Estado de São Paulo vai destinar mais R$ 58 milhões para investimentos em tratamento de câncer no Hospital das Clínicas de Ribeirão. A verba foi confirmada em reunião do deputado federal Ricardo Silva com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, na sede do órgão, em São Paulo, na quinta-feira, dia 22.

Diretor do Hemocentro Dimas Tadeu Covas, Carolina Trebi Penatti da Silva, esposa do deputado Ricardo, deputado federal Ricardo Silva, secretário da Saúde Eleuses Paiva e superintendente do HC Ricardo Cavalli

Ricardo Silva, que já havia feito o pedido dos recursos financeiros ao governo estadual, agendou o encontro e levou o superintende do HC, Ricardo Cavalli, e o diretor do Hemocentro Dimas Covas, que também é coordenador do Centro de Terapia Celular e do Instituto Nacional de Células-tronco e Terapia Celular no Câncer, que terá, também, o orçamento completo, de R$ 22 milhões para as ações de coleta, transfusão e pesquisa, como o inovador tratamento com células CAR-T, feita em parceria com Instituto Butantan e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Professor Dimas explica ao secretário a necessidade de mais investimento no Hemocentro para atender as demandas que a Instituição tem para atender cerca de 240 cidades.

O deputado federal convidou ainda os diretores da Santa Casa e Beneficência Portuguesa, Fernando Toro e Ricardo Marques, respectivamente, para que essas instituições possam apresentar projetos e ampliar os atendimentos com apoio do governo estadual. “É fundamental estar ao lado de quem administra os hospitais, conhecer a realidade do dia a dia, os pacientes. É isso que temos feito, eu e meu pai, deputado estadual Rafael Silva. Entre outras grandes conquistas importantes, como o robô cirúrgico para o HC, que atende pacientes do SUS, Rafael foi o responsável por conseguir dobrar o orçamento do Hemocentro há dois anos em um trabalho em que estivemos unidos, eu e ele, também. Isso foi decisivo para que o Hemocentro pudesse continuar as pesquisas, os atendimentos, que estão salvando vidas, todos os dias”, ressalta Ricardo Silva.