Novas estratégias potencializam a eficácia da terapia CAR-NK contra o câncer

As terapias celulares baseadas em receptores quiméricos (CAR) vêm revolucionando o tratamento do câncer, especialmente dos tumores hematológicos. No entanto, embora já se saiba quais componentes funcionam melhor em células CAR-T, ainda existem muitas dúvidas sobre quais sinais intracelulares tornam as células CAR-NK mais eficazes.

Em um estudo recente, publicado em 12/12/25 na revista Frontiers in Immunology, pesquisadores do Hemocentro de Ribeirão Preto e do CTC-USP, liderados pela coordenadora do Laboratório de Biotecnologia, Dra. Virginia Picanço e Castro, utilizaram a linhagem NK-92 para testar novos modelos de CAR com domínios coestimulatórios específicos, como 2B4 e DAP12. Os testes demonstraram que esses componentes ajudaram as células a ficarem “prontas para atacar”, aumentando sua capacidade de destruir os tumores.

O artigo, intitulado “2B4 co-stimulation and dasatinib modulation enhance anti-CD19 CAR-NK-92 cell cytotoxicity”, também avaliou o uso temporário do medicamento dasatinibe como estratégia para controlar a ativação dessas células. Em modelos animais, células CAR-NK com 2B4-DAP12, pré-tratadas com dasatinibe, apresentaram melhor controle tumoral em comparação às versões tradicionais.

Em conjunto, o trabalho mostra que a combinação de uma coestimulação otimizada com o controle farmacológico reversível pode tornar as terapias CAR-NK mais potentes e eficientes, contribuindo para o desenvolvimento de novas gerações de tratamentos celulares.

Saiba mais com o pesquisador Matheus Henrique dos Santos, no vídeo produzido pela TV Hemocentro RP.

Novas estratégias potencializam a eficácia da terapia CAR-NK contra o câncer Read More »

Artigo na “Blood Global Hematology” analisa a realidade da terapia CAR-T nos países em desenvolvimento

A revista “Blood Global Hematology”, um dos principais periódicos em hematologia do mundo, publicou um artigo que apresenta uma revisão sobre o estado da arte da terapia CAR-T em países em desenvolvimento.

Os autores são o Prof. Dr. Rodrigo Calado, diretor-presidente do Hemocentro de Ribeirão Preto e coordenador do CTC-USP; o Prof. Dr. Diego Villa Clé, coordenador do Núcleo de Terapia Avançada (Nutera RP); e a Dra. Camila Donadel, médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e pesquisadora do Nutera RP.

A terapia com células CAR-T tem revolucionado o tratamento das neoplasias hematológicas, trazendo melhores resultados para os pacientes. No entanto, o acesso a essa tecnologia ainda é desigual, especialmente em nações com recursos limitados.

Alto custo, desafios regulatórios, logística de produção e infraestrutura clínica insuficiente são alguns dos principais obstáculos. Por outro lado, iniciativas acadêmicas em países como o Brasil mostram que é possível desenvolver modelos de produção mais acessíveis e alinhados aos sistemas públicos de saúde.

Investir em infraestrutura, adaptar normas e descentralizar a produção são caminhos para ampliar o acesso e tornar a terapia CAR-T uma realidade para mais pessoas.

📌 Clique aqui e acesse o conteúdo completo!

Artigo na “Blood Global Hematology” analisa a realidade da terapia CAR-T nos países em desenvolvimento Read More »

Vaga de Assessor de Garantia de Qualidade de Produção

Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDHERP) contrata Assessor de Garantia de Qualidade de Produção para atuar na Gestão da Qualidade do Núcleo de Terapia Avançada (NUTERA), de acordo com as necessidades e demandas da FUNDHERP.

Vaga: 01 (um) Assessor de Garantia de Qualidade de Produção

Exigências:

  • Graduação em Ciências Farmacêuticas, Engenharia de Produção, Ciências Biomédicas ou Biologia (condicionado ao currículo efetivamente realizado ou à pós-graduação lato sensu ou stricto sensu na área ou à experiência profissional na área de no mínimo 360 horas comprovada pelo Acervo Técnico, bem como qualquer outro documento que comprove a capacitação técnica para exercício da atividade, conforme resolução CFBio 227/2010);
  • Possuir Carteira de Registro Profissional do respectivo curso ou protocolo de inscrição;
  • Experiência mínima comprovada de 2 anos em Garantia da Qualidade na Indústria Farmacêutica, com amplo conhecimento em:
  1. Processos de Gestão da Qualidade (Auditorias, Desvios, CAPAs, Gestão de Risco, Gestão de Mudanças, indicadores);
  2. Elaboração e Controle de Documentos (POPs, protocolos, metodologias, especificações, RPL etc.);
  3. Qualificação de Equipamentos;
  4. Qualificação de Fornecedores;
  5. Qualificação de Área Limpa (HVAC);
  6. Validação de Processos;
  7. Validação de Limpeza;
  8. Validação de Sistemas Computadorizados;
  9. Liberação de Lote/Produto;
  10. Assuntos Regulatórios;
  11. Farmacovigilância;
  12. Conhecimento das normas BPF/BPL/BPC, RDC 658/2022.
  • Idioma: Inglês fluente.

Critérios de seleção:

Fase I – Análise Curricular – eliminatória

Fase II – Entrevista – classificatória

O cargo será exercido em confiança, regido pelas normas da CLT, com carga horária de 40h semanais;

A empresa oferece salário compatível, vale alimentação, plano de saúde e seguro de vida.

Inscrições:

Enviar currículo documentado (com os comprovantes dos itens mencionados no currículo) no período de 15/12/2025 a 05/01/2026 para o e-mail: processoseletivo@hemocentro.fmrp.usp.br

Vaga de Assessor de Garantia de Qualidade de Produção Read More »

Revista Pesquisa Fapesp apresenta vídeo sobre a terapia celular CAR-T produzida no Nutera RP

A Revista Pesquisa Fapesp publicou um vídeo sobre a terapia celular CAR-T contra o câncer, produzida no Hemocentro de Ribeirão Preto, em parceria com o Instituto Butantan, no Núcleo de Terapia Avançada (Nutera RP), a “fábrica de células”.

A reportagem traz depoimentos do Prof. Dr. Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP e primeiro coordenador do Centro de Terapia Celular (CTC-USP), onde foram desenvolvidas as células CAR-T com pesquisa 100% nacional, e do Prof. Dr. Rodrigo T. Calado, diretor-presidente do Hemocentro RP, que abordou o Estudo Clínico CARTHEDRALL, atualmente em sua segunda fase em cinco centros de referência no estado de São Paulo.

A iniciativa tem como objetivo tratar 81 pacientes com leucemia linfoide aguda de células B (LLA) ou linfoma não Hodgkin de células B refratários, utilizando as células CAR-T produzidas no Nutera RP. A meta é, futuramente, oferecer esse tratamento de forma gratuita pelo SUS. Mais informações no site: nuterarp.org.

📺 Assista ao vídeo abaixo!

Revista Pesquisa Fapesp apresenta vídeo sobre a terapia celular CAR-T produzida no Nutera RP Read More »

Doador completa 120 doações de sangue e plaqueta

É bom, enche o coração da gente de alegria, você sai daqui mais fortalecido.” Pode-se dizer que este é o resumo do que o oficial de Justiça, Alexandre di Secco, pensa a respeito da doação de sangue.

Uma hora e meia depois de deixar Itamogi, em Minas, a 110 km, com destino a Ribeirão Preto, Alexandre e a esposa chegam ao Hemocentro. A estrada e o caminho, por dentro do Hemocentro, ele já conhece de cor e salteado. Na instituição, ele já doou 115 vezes, e outras 5 em um banco de sangue. No total, são 120 doações. Ele começou aos 18 anos.

Ele é tão convicto no que faz que se emociona ao falar da doação de sangue:” Eu  gostaria de poder compartilhar dessa mesma alegria de vida com outras pessoas. Venha aqui no Hemocentro, ou procure um banco de coleta mais próximo de sua casa, da sua cidade, e não espere que alguém da família ou que algum amigo necessite receber o sangue e que você seja chamado para vir repor o banco, mas que venha de forma voluntária. Veja, de forma voluntária!”, pede

A data é tão importante para ele que, por conta própria, resolveu fazer um bolo e dividi-lo em 120 pedaços para trazer para os funcionários.

Alexandre é um obstinado. Ele criou uma meta de atingir cem doações, que ele já ultrapassou. Agora, quer atingir 200 doações. “E se tudo der certo e eu tiver boa condição, boa saúde para poder continuar nesse propósito, pretendo chegar às duzentas.”

O Hemocentro de Ribeirão Preto agradece a cada gota de sangue que doou. Precisamos de mais pessoas como você.

Doador completa 120 doações de sangue e plaqueta Read More »

Doação de sangue: uma parceria de gratidão

A causa da doação de sangue move o Hemocentro. Mais do que uma placa entregue para cada companhia em homenagem à parceria, o Hemocentro tem profunda gratidão por esses empresários, diretores e funcionários que dedicam parte do seu tempo para ajudar alguém.

“Eu aproveito para agradecer diretamente à diretoria pela parceria e abertura, por nos acolher e nos dar a oportunidade de poder estar realizando esse trabalho junto com a equipe que trago. Embora eu esteja aqui hoje apresentando, por trás de mim, há toda uma equipe que nos orienta e nos ajuda a realizar essas campanhas”, afirma Alessandro Fioravanti, supervisor de vendas da Morlan.

O grupo de lideranças das empresas pôde conhecer o Hemocentro por dentro, desde a coleta de sangue até a sala de transfusão. O Hemocentro é uma instituição pública que atende a 131 hospitais públicos das regiões de Ribeirão Preto, Franca, Bebedouro, Olímpia, Presidente Prudente, Araçatuba e Fernandópolis.

Esses doadores que conheceram hoje o Hemocentro por dentro certamente saem daqui diferentes. “A ficha só cai quando a gente vem aqui e vê uma pessoa recebendo anticoagulante em três bolsas de sangue; só isso já é muita coisa para uma pessoa só. Quando a gente faz essa conta, percebemos que a quantidade de doações é muito pequena para a quantidade de pessoas que precisam. A gente pensa que uma bolsa só vai resolver, mas, na verdade, às vezes uma pessoa só precisa de mais que uma bolsa. É uma experiência muito importante para a gente realmente entender que precisa de doação e de frequência, e que todo mundo que pode deveria vir aqui e fazer isso”, disse a jornalista Tainá Lourenço, da Unaerp.

“Eu fiz uma cirurgia em 2017 e precisei de doadores. Desde então, em todos os anos, participo várias vezes das campanhas na empresa. Se deu aquela vontade de ter uma atitude, você pode doar, você é saudável, você não tem nenhum problema de saúde, nada te impede. É só ir lá e fazer essa doação”, pede Fabiano Aparecido Costa, da Ourofino Animal.

Empresas com Selo #SouConsciente

3º Batalhão de Polícia Militar do Interior
9º Grupamento de Bombeiro
Afonso França
Amor e Saúde
Anhanguera
Arteris
Barão de Mauá
Bild
CDHU Ribeirão Preto
Claretiano
Dabi Business Park
Diagnósticos Brodowski
Dr. Fisiologia
Entrevias
Estácio
Estre
Fatec Ribeirão Preto
FORP – USP
Fundação Amália Vanzella Toniello
GPR Brazil
Grau Técnico – Ribeirão Preto
Grupo Viralcool
Hospital Estadual Ribeirão Preto
Hospital Estadual Serrana
IBH
Igreja do Evangelho Quadrangular
Igreja Presbiteriana Nova Canaã
Igreja Vida
Magazine Luiza
Mater
MEDPEJ
Morlan
MRV
Ourofino
Ourofino Agrociência
Pafil
Perplan
Rodonaves
Sabin Diagnósticos e Saúde Ribeirão Preto
Santa Helena
São Martinho – Ribeirão Preto
SENAI – “Engº Octávio Marcondes Ferraz”
Smar APD
Suprir
Tiro de Guerra 02-031
Tracan
Unaerp
UNIP
Viação São Bento
Zinho

Doação de sangue: uma parceria de gratidão Read More »

Seleção para bolsista no Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD/CAPES)

Está aberta a seleção de bolsista para o Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD/CAPES), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). As inscrições podem ser realizadas até 02/01/2026.

Clique aqui para acessar o edital completo. A bolsa será concedida conforme as normas estabelecidas pela Portaria CAPES vigente.

O PIPD busca a promoção de pesquisas de excelência, fortalecer grupos nacionais, qualificar doutores e incentivar a internacionalização, incluindo oportunidades de estágio pós-doutoral no exterior.

Para concorrer à vaga, o candidato deve ser brasileiro, não possuir vínculo empregatício, ter obtido o título de doutor por curso reconhecido pelo CNE/MEC há, no máximo, sete anos, não acumular bolsas de pós-doutorado com recursos públicos federais e possuir conta corrente individual ativa em banco brasileiro.

Pessoas que se enquadram em políticas afirmativas — como mães pesquisadoras, afrodescendentes e povos originários — receberão pontuação adicional durante a entrevista de avaliação.

Seleção para bolsista no Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD/CAPES) Read More »

Por dentro da Pesquisa aborda os desafios e alvos terapêuticos nas neoplasias mieloides

O Por dentro da Pesquisa apresenta a palestra “Mecanismos de evasão imune em neoplasias mieloides”, ministrada pela Profa. Dra. Lorena de Figueiredo Pontes, do Departamento de Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

A pesquisadora, que integra o Programa de Pós-Graduação em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular da FMRP-USP, dedica-se ao estudo das bases moleculares e fatores prognósticos das neoplasias mieloides, com foco na regulação da célula-tronco hematopoética e no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas.

Na apresentação, a docente explorou temas fundamentais para a compreensão da doença, como sua origem e diagnóstico — incluindo mecanismos biológicos, vias de sinalização e critérios classificatórios. Também discutiu os principais desafios clínicos, entre eles a hematopoese anormal, processos inflamatórios, risco de trombose e hemorragia, além da transformação leucêmica. O encontro ainda destacou novos alvos para o controle da mieloproliferação neoplásica.

A série Por dentro da Pesquisa retoma palestras e aulas ministradas por nossos cientistas, que compartilham conceitos e experiências nas áreas de terapia celular, oncologia, genética, bioinformática, hematologia, entre outras. Fique atento às próximas edições! Os vídeos são publicados nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro de Ribeirão Preto.

Por dentro da Pesquisa aborda os desafios e alvos terapêuticos nas neoplasias mieloides Read More »

Terapia CAR-T nacional avança em estudo clínico e mira aprovação pela Anvisa em 2026

Em reportagem publicada pelo Portal G1 Ribeirão, o Prof. Dr. Diego Villa Clé destacou o bom andamento do Estudo Clínico CARTHEDRALL, que utiliza a terapia celular CAR-T produzida no Hemocentro de Ribeirão Preto, em parceria com o Instituto Butantan.

O coordenador do Núcleo de Terapia Avançada de Ribeirão Preto (Nutera RP) e responsável pela iniciativa prevê, para o segundo semestre de 2026, a solicitação do registro da terapia junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No momento, o estudo — que já teve sua segurança comprovada — está em fase de recrutamento de pacientes nos cinco centros parceiros habilitados: Hospital das Clínicas da FMUSP, Beneficência Portuguesa e Sírio-Libanês, em São Paulo (SP); Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (FMRP-USP); e Hospital de Clínicas da Unicamp (Campinas-SP).

A pesquisa, financiada pelo Ministério da Saúde por meio do Programa para o Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (PROCIS), visa tratar 81 pessoas com leucemia linfoide aguda de células B (LLA) ou linfoma não Hodgkin de células B refratários. A meta é oferecer futuramente a terapia de forma gratuita no SUS (Sistema Único de Saúde).

Clique aqui e confira a matéria completa. Mais informações sobre o Nutera RP e o Estudo Clínico CARTHEDRALL no site: https://nuterarp.org/

Terapia CAR-T nacional avança em estudo clínico e mira aprovação pela Anvisa em 2026 Read More »

Genomas Brasil impulsiona debates sobre prevenção e terapias avançadas no SUS

A Quarta edição do Summit Internacional sobre Saúde Pública de Precisão, promovida pelo Programa Nacional de Genômica e Saúde Pública de Precisão – Genomas Brasil, reuniu, em Brasília, especialistas do governo federal, representantes do sistema de saúde, integrantes da comunidade científica e pesquisadores para abordar inovações e avanços na área.

O Prof. Dr. Leandro Colli, coordenador do Laboratório de Oncologia Translacional da FMRP-USP, e o Prof. Dr. Diego Villa Clé, coordenador do Núcleo de Terapia Avançada de Ribeirão Preto (Nutera RP), ambos sediados no Hemocentro de Ribeirão Preto, ministraram palestras nos dias 13 e 14/11, respectivamente.

O Dr. Colli abordou os escores poligênicos aplicados à saúde da população, com foco no desenvolvimento da “prevenção de precisão”, que permite identificar indivíduos que necessitam de rastreamento mais intensivo, impactando positivamente na racionalização dos recursos da saúde pública.

O Dr. Clé apresentou as pesquisas com terapias avançadas voltadas ao SUS para o tratamento do câncer e de doenças autoimunes, além do estudo multicêntrico de fase I/II CARTHEDRALL, que avalia o uso de células CAR-T anti-CD19 produzidas no Nutera RP para o tratamento da leucemia linfoblástica aguda (LLA) e do linfoma não-Hodgkin (LNH) recidivados ou refratários.

Ainda nos dias 11 e 12/11, o Dr. Colli participou da Segunda edição do Fórum Internacional de Pesquisa Clínica (II FIPClin), também em Brasília, integrando a mesa 7 – Governança colaborativa em pesquisa clínica: papéis institucionais e compartilhamento de responsabilidades.

Com a criação do Genomas Brasil pelo Ministério da Saúde, em 2020, o país deu um passo decisivo ao assumir o desafio de lançar as bases para o avanço da saúde de precisão, preparando o caminho para sua futura integração ao SUS. A iniciativa fortalece a projeção internacional da ciência brasileira e consolida o papel do programa como referência.

▶️ As palestras estão disponíveis no canal do YouTube do DATASUS.

Genomas Brasil impulsiona debates sobre prevenção e terapias avançadas no SUS Read More »

Rolar para cima