Reportagem da Folha de São Paulo destaca o trabalho científico desenvolvido no Nutera RP

🧬 Nutera RP: o futuro da terapia celular já começou no Brasil! 🇧🇷

A reportagem da jornalista Ana Bottallo, publicada no domingo (29/06) na Folha de São Paulo, traz um panorama do trabalho desenvolvido no Núcleo de Terapia Avançada – Nutera RP.

O que antes era um pequeno laboratório, hoje é o maior centro da América Latina para o desenvolvimento de terapias avançadas contra o câncer, evoluindo em estudos com as células CAR-T e CAR-NK.

Localizado em Ribeirão Preto (SP), o Nutera, vinculado à Universidade de São Paulo e ao Hemocentro de Ribeirão Preto, tornou-se referência internacional na produção em larga escala de células CAR-T para o tratamento de doenças como leucemia linfoide aguda, linfoma não Hodgkin e, futuramente, outras doenças autoimunes.

Com a expertise desenvolvida ao longo de décadas no CTC-USP, a pesquisa saiu da bancada e chegou aos testes clínicos aprovados pela ANVISA, como o Estudo Clínico CARTHEDRALL, que vai tratar 81 pacientes utilizando tecnologia 100% nacional, eficaz e mais acessível.

“É um exemplo prático do que a ciência pode trazer para a vida de cada brasileiro”, afirma o Prof. Dr. Diego Villa Clé, responsável pela iniciativa.

✅ Ciência, inovação e saúde pública caminhando juntas.

✅ Apoio de instituições como USP, Instituto Butantan, FAPESP, CNPq, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

✅ A única estrutura industrial desse porte na América Latina.

Clique aqui e leia a reportagem completa!

Reportagem da Folha de São Paulo destaca o trabalho científico desenvolvido no Nutera RP Read More »

Brasil e França unem forças em Terapia Celular contra o linfoma óculo-cerebral

Pesquisadores do CTC-USP/Hemocentro de Ribeirão Preto e do Institut Curie, da França, vão realizar um estudo clínico para testar uma nova imunoterapia com células CAR-T em pacientes com linfoma óculo-cerebral, um tipo raro de câncer que atinge cérebro e olhos.

Essa colaboração internacional promete mais do que ciência de ponta: ela prevê a transferência de tecnologia para o Brasil, com potencial de tornar o tratamento acessível pelo SUS no futuro.

A CAR-T é uma terapia inovadora baseada em linfócitos T modificados geneticamente para atacar células tumorais. Em Ribeirão Preto, o Nutera — primeira fábrica de CAR-T da América Latina — já produz a terapia voltada ao tratamento de leucemia linfoide aguda de células B e linfoma não Hodgkin de células B, com custo até 3x menor que o de tratamentos importados.

O projeto é fruto de anos de pesquisa apoiada pela USP e pela FAPESP, mostrando o impacto real do investimento em ciência no Brasil! A iniciativa foi apresentada na FAPESP Week França, em Toulouse, e visa tratar até 30 pacientes na nova fase do estudo.

Saiba mais na Agência FAPESP.

Brasil e França unem forças em Terapia Celular contra o linfoma óculo-cerebral Read More »

Na França, USP e FAPESP apresentam a inovação das startups de São Paulo em feira de tecnologia

Informações: Adriana Cruz

A USP e a FAPESP concluíram, com sucesso, a missão internacional do ecossistema de inovação e de startups na Feira VivaTech, um dos mais importantes eventos de tecnologia da Europa, que foi realizada no período de 11 a 14 de junho, na cidade de Paris.

Esta foi a primeira vez que as duas instituições participaram do evento, que recebeu, nos quatro dias de realização, mais de 180 mil visitantes de 171 nacionalidades diferentes, com a participação de 14 mil startups. No dia da abertura, o presidente da França, Emamnuel Macron, visitou a feira e, em sua palestra, enfatizou a importância da inteligência artificial para a Europa.

Em um estande de 100 metros quadrados, professores, pesquisadores e os representantes de 19 startups da USP e da FAPESP tiveram a oportunidade de apresentar aos visitantes tecnologias disruptivas nas áreas de saúde, agricultura, sustentabilidade, clima, energia, meio ambiente, mobilidade e inteligência artificial, além de ampliar conexões estratégicas, aumentar a visibilidade internacional de suas pesquisas e produtos e atrair novos investidores.

Um dos destaques brasileiros do encontro foi a participação do Centro de Terapia Celular (CTC-USP) e do Núcleo de Terapia Avançada (Nutera), que mostraram: os avanços da terapia celular CAR-T 100% nacional no tratamento de linfoma e leucemia; parcerias internacionais em pesquisas sobre doenças autoimunes; progresso nos estudos com as células CAR-NK, promissoras no combate ao câncer.

Saiba mais na reportagem do Jornal da USP.

Na França, USP e FAPESP apresentam a inovação das startups de São Paulo em feira de tecnologia Read More »

Hemocentro promove capacitação para atendimento a pacientes com hemofilia e anemia falciforme

Com o objetivo de aprimorar o atendimento a pacientes com hemofilia e anemia falciforme nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Hemocentro de Ribeirão Preto realizará um encontro de capacitação para cerca de 100 profissionais das áreas médica e de enfermagem de diversas cidades da região.

A medida surge da observação do Hemocentro sobre a necessidade de aprimoramento contínuo no atendimento especializado a esses pacientes. O treinamento busca capacitar os profissionais de saúde do município, abordando desde os protocolos de tratamento e atendimento até o manejo de urgências e outras particularidades clínicas que impactam na qualidade do serviço prestado.

A iniciativa visa garantir que pacientes com hemofilia e anemia falciforme que buscam consultas ou emergências nas UBS e UPAs — por exemplo, com infecção urinária, dengue ou outra doença — recebam atendimento de profissionais com  conhecimento para identificar e tratar suas necessidades específicas. A capacitação reforça o compromisso com a melhoria contínua da saúde pública e o bem-estar dos pacientes com essas condições crônicas.

“A hemofilia e a doença falciforme são condições que requerem acompanhamento contínuo e intervenções especializadas”, afirma Marcela Ganzela, gerente de enfermagem do Hemocentro. Ela complementa: “É fundamental que os serviços de saúde estejam preparados para oferecer um atendimento adequado e humanizado, e a participação dos profissionais da rede municipal é de extrema importância para alcançarmos esse objetivo.”

Inscrições – As inscrições podem ser feitas pelo link: bit.ly/3Ho3zi5. Os profissionais podem optar por participar do evento somente no dia 12, que abordará a hemofilia, ou no dia 26, focado na anemia falciforme.

Atendimento – A rede Hemocentro atende cerca 800 pacientes com hemofilia A e B, doença de von willebrand, plaquetopatias, outras coagulopatias. Esses pacientes buscam a rede básica de saúde para outros atendimentos, que precisam ser feitos com manejos específicos para pacientes  com hemofilia ou anemia falciforme.

Pacientes – De acordo com dados de 2023, o Brasil tem 13.895 pacientes com hemofilia. Isso faz do Brasil o 4º colocado no mundo em quantidade de pessoas com a doença.

Pacientes –  Estima-se que, atualmente, o Brasil tenha entre 60 mil e 100 mil pacientes com Doença Falciforme, a maior parte está na Bahia, Distrito Federal e Piauí. Além dos pacientes com a doença, um número muito maior de pessoas (calcula-se que até 7,2 milhões) são portadoras do traço falciforme), o que significa que elas não desenvolvem a doença, mas podem transmiti-la aos seus descendentes.

Capacitação em Hemofilia
Link para assistir evento gravado em 12 de junho no Youtube

Capacitação em Doença Falciforme
Local: Anfiteatro Vermelho – Hemocentro de Ribeirão Preto
Data: 26 de junho de 2025
Horário: 8h às 12h30 – Evento presencial

📌 As vagas são limitadas. Garanta sua inscrição pelo link: https://forms.gle/sK6t8GBiwvZn4R2V9


Cronograma 12 de junho

  • 08h00 – Recepção dos convidados
    Palestrante: Dra. Flávia L. Santos
  • 08h30 às 09h30Hemofilia: Conceito e Tratamento
    Palestrante: Dra. Luciana C. Oliveira de Oliveira
  • 09h30 às 10h30Manejo das urgências em Hemofilia Adulto e Pediátricas
    Palestrantes: Dra. Letícia Santos e Dra. Ana Luiza Leite
  • 10h30 às 11h00 – Intervalo
  • 11h00 às 12h00Preparo e Aplicação do Fator de Coagulação
    Palestrantes: Camila Franco e Marcela Ganzella Sisdelli
  • 12h00 às 12h30Discussão: O que posso resolver na UBS? “O que pode e o que não pode”
    Palestrante: Dra. Luciana C. Oliveira de Oliveira

Cronograma  26 de junho

  • 08h00 – Recepção dos convidados
    Palestrante: Dra. Flávia L. Santos
  • 08h30 às 09h30Doença Falciforme: Conceito e Tratamento
    Palestrante: Dra. Ana Cristina S. Pinto
  • 09h30 às 10h30Urgências em DF – Adultos
    Palestrante: Dr. Felipe Araujo da Silva
  • 10h30 às 11h00 – Intervalo
  • 11h00 às 11h30Urgências Pediátricas
    Palestrante: Dra. Ana Luiza L. Moraes
  • 11h30 às 12h00Manejo da Enfermagem no Tratamento da Pessoa com DF
    Palestrantes: Marcela Ganzella Sisdelli e Letícia Falsarella Luchetta
  • 12h00 às 12h30Discussão: O que posso resolver na UBS? “O que pode e o que não pode”
    Palestrante: Dra. Flávia L. Santos

Hemocentro promove capacitação para atendimento a pacientes com hemofilia e anemia falciforme Read More »

Vaga de Gerente de Estudos Clínicos em Terapia Celular

Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDHERP) informa a abertura de Seleção para atuação em estudos de Terapia Celular

Vaga: 01 (uma) vaga de Gerente de Estudos Clínicos


EXIGÊNCIAS:

● Diploma de Graduação na área da Saúde;

● Experiência comprovada de 2 anos na atuação em pesquisa clínica;

● Experiência em coordenação de estudos clínicos;

● Expertise em manuseio de planilhas;


CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

– Fase I – Análise Curricular – eliminatória

– Fase II – Entrevista – classificatória


ATRIBUIÇÕES:

● Construção e revisão de procedimentos e manuais dos estudos clínicos;

● Análise crítica dos relatórios de monitorias;

● Gestão dos desvios e interface com os centros para seguimento das ações;

● Análise de risco dos estudos clínicos;

● Gestão de contratos e seguro dos participantes;

● Análise e gestão dos orçamentos e pagamentos;

● Submissões e notificações regulatórias (ANVISA);

● Interface operacional e qualificação dos centros participantes;

● Organização dos documentos do estudo.

● Gestão logística do produto investigacional durante toda cadeira produtiva;

● Executar outras atividades correlatas do setor.


ATITUDES:

● Proatividade;

● Pensamento crítico;

● Cooperação e trabalho em equipe;

● Tomada de decisão;

● Administração do tempo e otimização dos processos

O cargo será exercido em confiança, regido pelas normas da CLT, com carga horária de 40h semanais.

A FUNDHERP oferece salário compatível, vale alimentação, plano de saúde e seguro de vida.


INSCRIÇÕES:

Enviar currículo documentado (com os comprovantes dos itens mencionados no currículo) no período de 02/06/2025 a 13/06/2025 para o e-mail: processoseletivo@hemocentro.fmrp.usp.br

Vaga de Gerente de Estudos Clínicos em Terapia Celular Read More »

Bolsa FINEP para o Laboratório de Biotecnologia

A Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto oferece “Bolsa Finep através do Projeto nº 01.24.0656.00 ref. 0238-2024 Células CAR-NK” para a seguinte área:

01 (uma) vaga para o Laboratório de Biotecnologia


EXIGÊNCIAS:

  • Graduação completa na área da saúde (Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, entre outras);
  • Mínimo de 06 (seis) anos de experiência em atividades de pesquisa;
  • Disponibilidade de horário para carga horária semanal de 40h

DURAÇÃO:
A bolsa terá validade inicial de 06 (seis) meses, com possibilidade de prorrogação.

REGIME DE BOLSA:
O bolsista terá direito, mensalmente, a uma bolsa auxílio no valor de  R$ 5.200,00 (modalidade DTI-A FINEP)

INSCRIÇÕES:
Enviar currículo, carta de motivação e Certificado ou Declaração de Conclusão de curso até 06/06/2025 para o e-mail: processoseletivo@hemocentro.fmrp.usp.br

Bolsa FINEP para o Laboratório de Biotecnologia Read More »

Pesquisadores do CTC-USP publicam protocolo para geração de células CAR-NK-92 na Springer Nature

Um grupo de pesquisadores do Centro de Terapia Celular da USP acaba de publicar um capítulo no livro “Cancer Immunosurveillance”, da editora internacional Springer Nature. O conteúdo, divulgado em 23/05, apresenta uma abordagem eficiente para a geração de células CAR-NK-92 por meio de transdução lentiviral, ampliando o potencial dessa promissora terapia contra o câncer.

O título do protocolo é “Engineered CAR-NK Cells for Cancer Immunotherapy: Lentiviral-Based CAR Transduction of NK-92 Cells”. Os autores integram o Laboratório de Biotecnologia do Hemocentro de Ribeirão Preto/CTC-USP, coordenado pela Dra. Virginia Picanço e Castro.

A terapia com células T receptoras de antígeno quimérico (CAR-T) surgiu como uma abordagem imunoterapêutica inovadora para o tratamento do câncer. No entanto, apesar dos resultados expressivos, ainda persistem desafios, como a complexidade de fabricação, os efeitos colaterais e o alto custo.

Terapias alogênicas (que utilizam células de doadores saudáveis) oferecem soluções potenciais para esses desafios, melhorando a acessibilidade, reduzindo custos e aumentando a escalabilidade. Devido à sua citotoxicidade inata (capacidade natural de reconhecer e destruir células anormais, como células tumorais ou infectadas por vírus) e aos menores riscos de efeitos adversos aos pacientes, as células Natural Killer (NK) representam uma opção para a terapia alogênica com CAR.

O uso da linhagem celular NK-92 permite a expansão em larga escala, adequada para aplicações clínicas, fornecendo uma fonte uniforme e altamente citotóxica. Acesse abaixo o capítulo!

 Engineered CAR-NK Cells for Cancer Immunotherapy: Lentiviral-Based CAR Transduction of NK-92 Cells.

Autores: Dayane Schmidt, Mariane Cariati Tirapelle, Sima Ebrahimabadi, Alison Felipe Bordini Biggi, Matheus Henrique dos Santos, Mara Elisama da Silva-Januário e Virgínia Picanço e Castro.

Pesquisadores do CTC-USP publicam protocolo para geração de células CAR-NK-92 na Springer Nature Read More »

Inauguração do CTC-USP ganha destaque em Coluna do Estadão

📰 Em coluna publicada hoje (29/04) no jornal O Estado de S. Paulo, os professores Rodrigo Calado, coordenador do Centro de Terapia Celular (CTC-USP), e Diego Clé, coordenador do Núcleo de Terapia Avançada (Nutera RP), abordaram a inauguração do CTC-USP como um dos 11 Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (Cepix) da USP, realizada no último dia 14/04.

Sediado no Hemocentro de Ribeirão Preto, o centro é resultado de mais de 20 anos de pesquisa sobre a biologia das células-tronco hematopoéticas e suas modificações, com foco em aplicações clínicas.

Os autores destacaram a importância do CTC-USP no combate ao câncer e o objetivo de tornar tratamentos com terapia gênica acessíveis à população por meio do SUS.

📌 Clique aqui para ler o artigo completo!

Inauguração do CTC-USP ganha destaque em Coluna do Estadão Read More »

Hemocentro de Ribeirão Preto celebra 35 anos com inauguração de centro pioneiro em terapia celular

A história dos 35 anos do Hemocentro de Ribeirão Preto é marcada por avanços científicos voltados à saúde da população. O dia 14 de abril de 2025 ganha destaque nessa trajetória tão significativa.

Mais de 200 espectadores — entre eles, pesquisadores e autoridades — presenciaram a inauguração do Centro de Terapia Celular como integrante dos Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (Cepix) da USP e discutiram o presente e o futuro dos tratamentos contra o câncer e doenças autoimunes no “II Colóquio do Núcleo de Terapia Avançada (Nutera)”.

Assista abaixo a uma reportagem especial, produzida pela TV Hemocentro, que resume essa data importante para a ciência brasileira.

Hemocentro de Ribeirão Preto celebra 35 anos com inauguração de centro pioneiro em terapia celular Read More »

Hemocentro RP inicia nova fase com terapia celular avançada

Fundação faz parte do Cepix – Centros de Pesquisa e Inovação Especiais 

O Hemocentro de Ribeirão Preto inaugurou, nesta segunda (14/04), uma nova etapa do Centro de Terapia Celular da USP, como integrante dos Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (Cepix). Na última década, o centro destacou-se como o precursor na América Latina ao produzir com sucesso células CAR-T, com tecnologia genuinamente nacional, permitindo a 20 pacientes com leucemia linfoide aguda de células B (LLA) e linfoma não-Hodgkin de células B refratários tratamento compassivo, com respostas superiores às terapias convencionais.

Há 25 anos, o CTC-USP tinha como missão desenvolver pesquisas e tratamentos voltados à saúde da população. Ao longo desse tempo, influentes cientistas demonstraram que era possível avançar e inovar na ciência brasileira, com impacto mundial. A criação dos Cepix visava fomentar a continuidade das atividades dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), financiados pela FAPESP, que estavam prestes a alcançar o prazo de término estabelecido pela Instituição.

“Felizmente, no CTC, temos uma combinação favorável de fatores. Não apenas as atividades do CTC da USP, mas também do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, do Hemocentro de Ribeirão Preto, e a parceria com o Instituto Butantan possibilitaram a criação deste núcleo de terapia avançada. Esperamos que isso reduza significativamente a diferença no acesso a terapias celulares no país e também internacionalmente. Para ilustrar, nos Estados Unidos já foram realizados mais de 30.000 tratamentos com CAR-T, enquanto no Brasil é inferior a 100. Nosso objetivo é reduzir essa disparidade, tanto entre países quanto entre pacientes do SUS e da saúde suplementar”, afirmou o presidente do Hemocentro, professor Rodrigo Calado.

A parceria entre as faculdades de medicina, o Instituto Butantan, Hemocentro e os hospitais das Clínicas tem sido muito produtiva. Isso se expandiu também ao Hospital das Clínicas da Unicamp e a outros parceiros, como a Beneficência Portuguesa e o Sírio-Libanês de São Paulo, no desenvolvimento de estudos em andamento produz bons resultados e o presidente do Butantan, professor Esper Kallas, durante abertura do II Colóquio, que “é importante transmitir esta mensagem para todos, especialmente aos que estão começando. Compreender essa filosofia é fundamental para mudar a vida das pessoas. O trabalho colaborativo entre o Nutera São Paulo, Nutera Ribeirão Preto e o Instituto Butantan exemplifica como parcerias eficazes podem transformar a ciência e impactar positivamente a sociedade”´.

Para o reitor da USP, professor Carlos Carlotti, “é um movimento muito favorável que a universidade e o Hospital das Clínicas têm tido, graças aos investimentos do governo do estado, da Finep e da FAPESP. Aqui, estamos inaugurando um centro chamado Cepix, que é uma continuação de um centro inicialmente financiado pela Fapesp. Esse centro foi institucionalizado e agora faz parte da universidade e da Faculdade de Medicina, o que favorece os pesquisadores na busca por novos financiamentos. Além disso, o centro tem autonomia administrativa, e tenho certeza de que isso irá contribuir para o desenvolvimento da ciência dentro da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, e na Faculdade de Medicina”.

Colóquio –  O dia também marcou a realização do II Colóquio do Núcleo de Terapia Avançada (Nutera) – “Terapia Celular: realidade no combate ao câncer e perspectivas no tratamento das doenças imunes”, no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro RP. O evento reuniu pesquisadores que apresentaram e discutiram novas abordagens, estudos e tratamentos na área.

A abertura foi feita pelo diretor-presidente executivo da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, professor Rodrigo Calado, pelo diretor do Instituto Butantan, professor Esper Kallás, e pelo diretor-presidente da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, professor  Vanderson Rocha. O Nutera fez parte do maior e mais avançado programa de tratamento contra o câncer da América Latina.

Hemocentro RP inicia nova fase com terapia celular avançada Read More »

Rolar para cima